domingo, 16 de agosto de 2015

O Joio Entre O Trigo






Tinha um bom Senhor que saiu a semear. Jogou na terra boas sementes de trigo e com todo o seu carinho e amor cuidou delas para que elas crescessem logo. Só que esse Senhor foi descansar e ele tinha um inimigo muito forte, que o odiava muito. Sabem o que esse inimigo fez? Ele foi lá à noitinha , quando ninguém podia vê-lo , enquanto estava tudo escurinho e jogou uma semente de praga, chamada joio para matar as sementes boas, sufocando-as.
Pois vocês acreditam, crianças, que tanto semente de trigo quanto semente de joio praga nasceram juntinhas? Só que os empregados do Senhor queriam cortar o joio para que ele não prejudicasse o trigo, contudo,Senhor sabia que se cortasse o joio também cortaria o bom trigo. Ele, então pediu que os empregados deixassem à plantação como estava até tudo crescer.
E em pouco tempo, o trigo e o joio cresceram, o joio já começava a enforcar o bom trigo. Foi nesse momento, vendo que o trigo poderia morrer com a presença do joio é que o Senhor mandou cortar o joio e queimá-lo em uma grande fogueira para que nada dele restasse e colheu o bom trigo e guardou em seu celeiro.
Bonita a história, não é mesmo?
Hoje, vamos entender o que Jesus queria nos falar através dessa historinha que ele nos contou.
      

Mateus 13:24-30                                                                                             
Vamos entender que é trigo e quem é joio?
O trigo é a boa semente, dela se faz a farinha, que se transforma no pão que nos alimenta.
O joio é uma plantinha danada, uma praga, uma coisa daninha, ruim, que surge entre as boas e as corrompe.
E ai, a gente faz nossa reflexão:
Será que eu sou trigo, a boa semente que Deus tanto ama? Ou será que eu sou joio, essa erva danada que contaminada pelo pecado só sabe fazer coisa que não presta?
Vamos descobrir o que somos?
Se formos assim, gostamos de brigas, violência, ofender os outros, falar palavrões , então somos joio .
Agora, se ajudamos nossos irmãos mais necessitados, se em nossa casa respeitamos nossos pais e buscamos sempre ser fieis aos ensinamentos de Jesus , nós somos trigo!
Mas pode acontecer que só vivemos de fofocar da vida dos outros, falando coisas que não são verdadeiras, mentiras, levantando injúrias nas pessoas, tendo inveja da casa nova do coleguinha, ou do carro que o pai do outro comprou , então ai sou o joio, crescido, querendo sufocar o bom trigo .
No entanto, se cuidamos bem de nossa casa , ajudando nossos pais , respeitando as pessoas mais velhas, promovendo a paz e a harmonia na família, cumprindo com minhas tarefas de casa, sem que nossos pais briguem conosco , sendo sempre obedientes ,então somos a alegria de Deus , bons trigos .
Por outro lado, se estamos aqui na missa pensando na pracinha que eu vou depois, sem nos importar com as palavras que Jesus nos coloca, se eu não rezo, não pratico nenhuma boa ação... sou egoísta porque só penso em mim mesmo, esquecendo que existe o outro, ou outras vezes tentando prejudicá-lo , então , infelizmente sou joio .
E sabem, crianças, quem semeia o joio na vida da gente? É o encardido que vem com o pecado e a gente o deixa tomar conta, fazendo essa planta danada tomar conta do nosso coração .
E quantos de nós, aqui, não somos esse joio na vida do irmão? E não trazemos esse joio para nossa vida também?
Por isso, crianças, vamos pedir perdão, porque muitas vezes nos deixamos contaminar por ele , sufocando a boa semente que é Jesus na nossa vida .  

Nenhum comentário: