quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O designer

É noite de verão no litoral, uma noite de lua cheia. É assim que está claro, quase como dia. As formações de rocha, enormes ao longo da praia, tão bonito que eu tenho que admirar.

Andando pela praia, olhando as formações rochosas, a praia, a lua,
o céu estrelado, me pego em pensamento. Isto não poderia simplesmente ter aparecido! Deixe-me explicar.

Sempre fui um designer gráfico. A maioria das pessoas não compreendem bem o que é isto. Perguntam,
- Você é um cartunista?
- Não. Eu projeto coisas para imprimir como este folheto.
- Mas não tem nenhum desenho nele. Você fez estas fotografias?
- Não. Um fotógrafo comercial é o responsável.

- Bem, você desenhou estas letras?
- Não. Isso é ajustado em meu computador.
- Bem, então você o imprimiu?
- Também não. A impressora fez!
- Então, o que você fez?
- Eu projetei! Alguém tem que decidir que tamanho e que cores terá,
se deve usar fotos ou arte-final, como obtê-las, onde colocá-las
sobre a página, que estilo de letra a se usar e de que tamanho,
quantas colunas, que tipo do papel e outros detalhes importantes!
Não acontece simplesmente!

Da mesma maneira, esta bonita paisagem não poderia apenas ter acontecido sem um designer. Claro, o universo todo tem um projeto.
As plantas são projetadas para recolher o dióxido de carbono e para liberar o oxigênio, os animais e os seres humanos são projetados para respirar o oxigênio e exalar o dióxido de carbono. Isto é projeto.
Um dos projetos dentro de um enorme grupo de grandes projetos.

E como poderia ter um projeto tão grandioso e belo sem um projetista?
Como poderia existir sem um grandioso designer?

Nenhum comentário: