quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Autoconhecimento

É muito simples o caminho do autoconhecimento, ou seja, da auto-transformação decorrente do conhecimento de si mesmo.O mais importante: não são os rituais nem fórmulas mágicas. Isto não vai fazer com que nos liguemos de uma vez por todas ao Pai. O que realmente importa é que cada um de nós consiga fazer uma auto-análise sincera, identificando seus defeitos, fraquezas e imperfeições. No instante que identificamos nossos pontos frágeis, nossas imperfeições, compreendemos que se temos imperfeições, os outros também têm direito de ter as suas, começa aí o autoperdão e inicia-se a compreensão maior com o próximo.
Quando entendemos que temos defeitos que os outros suportam diariamente, começamos a compreender os defeitos alheios e a perdoá-los também. Se nós erramos, por que nossos irmãos em humanidade não podem errar? Se eles perdoam ou relevam nossas fragilidades, e continuam nos amando, nos ajudando, por que não podemos também fazer o mesmo?

Começamos a viver melhor, a sermos mais felizes, e a fazer os outros felizes também.
Identificar nossos pontos frágeis não quer dizer que devemos nos autodepreciar ou atormentar, ou ainda nos sentirmos inferiores. Devemos entender que temos defeitos, mas que temos muitas qualidades também, e é com elas, com as nossas qualidades, que vamos conseguir encarar nossas fragilidades e com vontade firme superá-las, transformá-las.
Não tenha medo de fazer uma auto-análise sincera, e busque identificar suas fraquezas, pois só assim aprenderá a dominar as suas emoções.
“Conheça a verdade e a verdade te libertará.”

Nenhum comentário: