segunda-feira, 29 de outubro de 2012

COMO REAGIR QUANDO VOCÊ É DESVALORIZADO POR ALGUÉM?

Infelizmente, existem pessoas que valorizam somente aquelas que lhe podem ser úteis.

Nunca se sinta desmotivado (a) e sem valor. 

Nunca deixe as pessoas te colocarem para baixo. Elas, por mais cultas que sejam, ou por terem uma posição elevada em qualquer campo da sociedade, não são melhores que você.

"O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento." (Provérbios 11:9)

Nunca deixe que a palavra de pessoas assim entre no seu coração. Rejeite toda a palavra desmotivadora que elas falarem sem discutir, mas, no silêncio do coração, porque as palavras que põem para baixo vêm do mal e não de Deus, porque a palavra de Deus levanta. Seja seguro e bem definido em sua personalidade.

A palavra de Deus diz em Provérbios 18.21 que: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. “

Nossas palavras devem edificar e não destruir, isso não quer dizer que não sejamos sinceros, mas tudo o que sai de nossa boca deve ser dito com sabedoria e amor, para o crescimento da outra pessoa. A sinceridade é ótima, mas há formas de dizer, com educação e sutileza, sem grosseria para não chegar ao ponto de ofender o outro.

"O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado." (Provérbios 11:12)

Quando as pessoas não dão valor para você e nem para o que você faz, saiba que existe alguém mais importante na vida, que te valoriza muito. Esse alguém é Jesus. Ele te quer bem. Ele é o amigo verdadeiro de todas as horas e não faz acepção de pessoas. Não importa o que você fez. Ele te perdoa e te ama.

Talvez ultimamente você tenha se sentido desprezado (a) e sem valor. Saiba que essas pessoas que não te valorizam e o que você faz, é porque elas são pobres de espírito e do amor de Deus. Acham que são alguma coisa, mas na verdade nada são. Só sabe valorizar o próximo aquele que têm o amor de Deus.

‘...Ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei...”1 Coríntios 13:1-3

Muitos falam de Jesus e dizem ser de Deus, mas se não têm amor para respeitar e valorizar os demais, na verdade não têm nada de Deus, pois o que caracteriza a essência de Deus em uma pessoa é o amor ao próximo.

É muito fácil escrever livros falando de Jesus e pregar o evangelho. Difícil é negar a si mesmo e praticá-lo

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” 1 João 4:8

“Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.”1 João 3:10

Aquele que fala de Jesus, mas não pratica o amor é comparado com sino que só faz barulho.

Cada ser humano tem o seu valor. É criatura única do nosso Criador. E mesmo tendo diferenças deve ser respeitada. Devemos amar e valorizar cada ser, assim como o Senhor Jesus nos ama e nos valoriza.

Como podemos dizer que amamos a Deus que não vemos se não amamos aos nossos semelhantes a quem vemos?

Devemos ter a capacidade de amar, respeitar, e de fazer sempre o bem sem olhar a quem e sem esperar nada em troca. Assim como o Senhor Jesus se deu por todos, mesmo estando todos alheios à sua vontade.

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei...” (1 Coríntios 13:1-3)

Hoje em dia uma das tarefas mais difíceis de cumprir é obedecer o segundo mandamento que é: amar ao próximo como a si mesmo

"Se alguém disser: Amo a Deus, e aborrecer a seu irmão, é mentiroso; porque aquele que não ama a seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê." (1 Jo 4:20 )

Mas, o orgulho e a arrogância não deixam as pessoas perceberem que nem sempre os seus conceitos são os certos.

Paula Ricci

Nenhum comentário: