quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Resgate no mar


Há alguns anos, numa pequena vila de pescadores na Holanda, um jovem ensinou ao mundo sobre as recompensas do serviço altruísta. Como a vila dependia exclusivamente da pesca, uma equipe de resgate, formada por voluntários, era necessária para casos de emergência.

Numa noite de ventos enfurecidos, uma terrível tempestade virou um barco de pesca em alto mar. Encalhado e com problema, a tripulação enviou um S. O. S.

O capitão da equipe de resgate deu o alarme e, em pouco tempo, os aldeãos reuniram-se na praia. Enquanto a equipe arremessava seu barco a remos e lutava contra as ondas selvagens, os aldeãos esperavam inquietos na praia, segurando lampiões para iluminar o caminho de volta.

Uma hora mais tarde, o barco de salvamento reapareceu no meio do nevoeiro, alegrando os aldeãos que correram para saudá-los.

Caindo exaustos na areia, os voluntários informaram que o barco de salvamento não podia comportar mais ninguém e tiveram que deixar um homem para trás. Mais uma pessoa a bordo e, seguramente, o barco de salvamento afundaria e tudo estaria perdido.

Freneticamente, o capitão solicitou outra equipe de voluntários para buscar o sobrevivente solitário. Hans, um jovem de dezesseis anos deu um passo à frente. Sua mãe agarrou seu braço, implorando,
- Por favor não vá. Seu pai morreu num naufrágio há 10 anos e seu irmão mais velho, Paul, se perdeu no mar há apenas duas semanas. Hans, não quero perdê-lo também. Você é o único tesouro que ainda tenho.

Hans respondeu,
- Mãe, eu tenho que ir. Se eu não puder ir, como poderemos deixar outra pessoa ir? Mãe, eu tenho que fazer meu dever. Quando o serviço nos chama, todos precisamos fazer a nossa parte.

Hans beijou sua mãe, juntou-se a equipe e desapareceu no meio da noite.

Outra hora se passou, o que para a mãe de Hans pareceu uma eternidade.

Finalmente, o barco de salvamento surge do nevoeiro com Hans, em pé, sacudindo os braços. Entrando no mar para ajudar a puxar o barco, o capitão perguntou,
- Conseguiram encontrar o homem perdido?

Mal conseguindo se conter, Hans excitadamente gritou de volta,
- Sim, nós o encontramos. Conte para minha mãe que é meu irmão mais velho, Paul!

AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário: