sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A Pressa


Salmos 40:1 : ?Esperei com confiança pela ajuda do Senhor...?
Podemos afirmar que todo aquele que pretende viver uma vida espiritual cheia de bênçãos e vitórias, terá que obrigatoriamente passar por uma luta específica ? a pressa. O cristão que vive apressado com certeza sua vida espiritual é uma ilusão e sua fé é medíocre. Afirmamos para todos que amamos a Deus e a família, mas estamos tão apressados que não temos tempo para eles e estamos tão ocupados em adquirir bens materiais que não temos tempo para desfrutar deles. A verdade é que estamos apenas passando pela vida, muitas vezes sem rumo, sem alvo, sem determinação e vivendo muito pouco e abaixo daquilo que Deus nos deixou. Diante de todos esses fatos, pensamos que a vida é vazia, sem alegria e que Deus esqueceu de nós.
Um ditado popular e antigo diz: ?A pressa é inimiga da perfeição?, mas a grande maioria das pessoas cristãs e as não cristãs, não praticam esse lema. O mundo globalizado determina que a pressa faz as pessoas conhecerem o sucesso e as tornam eficientes. A pressa é uma ilusão tão grande que o apressado pensa que é uma pessoa importante. Isso porque vemos pessoas aparentemente bem sucedidas apressadas e ocupadas com seus afazeres. A verdade é que a pressa espanta a solidão dos solitários, pois as pessoas que vivem ocupadas de manhã à noite, não têm tempo de pensar no sofrimento. Veja como as pessoas tomam decisões fatais no momento da pressa. O futuro de cada um de nós depende de nossas decisões de hoje, mas a pressa consegue mandar muita gente para o cemitério, por isso a pressa passa a ser nossa inimiga na vida espiritual. Quem vive apressado não ora, não lê a Bíblia nem outros livros cristãos para crescimento espiritual, não ouve louvores, não tem comunhão com seus irmãos em Cristo, não participa das atividades da Igreja, não sabe o que está ocorrendo ao seu lado. A pressa destrói a alma e mata o espírito. Um famoso psicólogo disse que ?A pressa não é coisa do diabo; a pressa é o diabo?.
O QUE JESUS DISSE SOBRE A PRESSA - Jesus sabia que a pressa seria uma das lutas diárias de seu povo, por isso a Bíblia fala constantemente sobre isso. O tempo é uma graça de Deus aos homens por isso precisamos aprender a viver com o tempo que Ele nos deu. (É pouco o tempo que recebemos para desfrutar de tudo que Deus deixou para nós). A pressa é prejudicial ao cristão porque o envolve com preocupações, riquezas e prazeres dessa vida. (Lc. 8:14). Ela impede que a semente lançada em nosso coração cresça, que fique sem raízes e assim por qualquer coisinha morre. Quando os discípulos voltaram de um evangelismo, Jesus os chamou para irem ao um lugar deserto e descansar. (Mc. 6:31). Aqui eles não tinham tempo nem para comer de tanta correria. Já que o tempo é uma dádiva divina, ele pode se nosso amigo de rendição total ao Senhor Jesus Cristo.
Se você é apressado vai gerar discípulos apressados e como conseqüência teremos uma igreja apressada. Quando o culto passa um pouco da hora, uma parcela de cristão passa a cuidar mais do relógio, impedindo o derramar das benções de Deus na reunião. Infelizmente o procedimento está tão comum na igreja, que a maioria acha isso normal e não tem nada de errado impedir a obra de Deus através da pressa. A pressa para chegar em casa, tirar a roupa domingueira e atacar a geladeira é porque estava com fome porque o estômago manda mais do que o espírito. A verdade é que estamos servindo ao Senhor de nossas vidas, mas não entreguemos tudo a Ele ainda. Sempre ficamos com alguma parte do templo para negociar.
Tem gente que pensa estar agradando ao Senhor trabalhando como loucos, ocupados a cada segundo. Em Marcos 6:31 Jesus não estava elogiando os discípulos, mas sim ensinando que há tempo para todas as coisas. Onde está o tempo para as pequenas coisas como fazer a refeição em família, descansar, conversar? Parece que Jesus queria que os seus seguidores tirassem um tempo para o descanso. Não podemos servir ao Senhor às pressas! Se Jesus está nos conduzindo, como podemos ultrapassá-Lo?
Entendemos pela Palavra de Deus que Jesus estava sempre ocupado mas nunca apressado.
Uma pessoa apressada precisa saber que está correndo para o cemitério antes do tempo. Vamos analisar com honestidade algumas frases para verificar se estão coincidindo com sua maneira de viver:
1 ? Voce tem tempo para a esposa e filhos?
2 ? O dia é sempre curto demais para terminar as tarefas necessárias?
3 ? Nunca pode andar sem relógio?
4 ? Os sinais de trânsito trazem angustia?
5 ? Voce é o primeiro a acelerar quando o sinal abre?
6 ? Está sempre impaciente com as atitudes dos outros?
7 ? Não deixa as pessoas terminarem de falar?
8 ? Atropela quem está na frente para chegar num caixa vazio de supermercado?
9 ? Está sempre fazendo e pensando coisas diferentes ao mesmo tempo?
10 ? Come em pé com o prato na mão e ainda termina primeiro que todos?
11 ? Quando vai colocar alguma bebida no copo costuma derramar?
12 ? Consegue ler, comer, ver televisão e conversar tudo ao mesmo tempo?
13 ? Constantemente está criticando a si mesmo pela pressa?
Pois se você atingiu pelo menos três perguntas com o sim, você já é um apressado; Você necessita se acalmar e aprender a confiar no Senhor. Quem pode agradar ao Senhor chegando apressado na Sua presença, resmunga uma coisa parecida com uma reza de todos os dias e lê sempre o mesmo versículo da Bíblia? (Não tem tempo de abrir a Bíblia em outro lugar). Termina tudo num ?amém? e volta para sua vida agitada e apressada. Quem terá alguma experiência com Deus dessa maneira?
A pressa traz confusão. É como comprar um aparelho e não usar porque não tem tempo de ler as instruções. Fica lá parado por muito tempo e sem finalidade.
A pressa traz superficialidade. Não terá objetivo e ainda vai acabar com sua saúde. Jesus sabia que só teria três anos de ministério, mesmo assim parou muitas vezes para descansar.
A pressa traz incapacidade de amar. A pressa rouba essa capacidade porque amor e pressa não podem caminhar juntos. O amor precisa de tempo e isso os apressados não tem. O amor é cultivado, precisa de comunicação e relacionamento.
A pressa deixa as pessoas insensíveis das dádivas da vida. A pressa destrói o sentimento de louvor e da beleza. O apressado não canta, não assobia, não ora, não louva, não glorifica, não contempla o Deus Criador.
A pressa desenvolve desgaste emocional. O apressado sofre com as tensões e descontroles emocionais. Perde a compostura, vive irritado, irado e encolerizado. Isso provoca palavras afiadas e brigas familiares. A raiva impede de receber amor de seus familiares. O lar é destruído ou edificado através do tempo que investimos ou não investimos um no outro. Duvido que um casal em plena lua-de-mel se lembre do relógio!!!
Graças a Deus que temos a solução para a pressa. Deus nos deixa entregues às conseqüências de nossas escolhas. Ninguém muda se não sente a necessidade de mudar, por isso vamos pedir a Deus para ajudar-nos a rever nossas prioridades e mudar nosso estilo de vida. Vamos passar algumas sugestões:
1 ? Organize melhor seu dia.
2 ? Procure conversar e ouvir sua família.
3 ? Comemore as suas vitórias e as datas importantes.
4 ? Procure trabalhar menos.
5 ? Durante o dia, tire alguns minutos para descansar.
6 ? Fique de folga pelo menos um dia por semana.
7 ? Escolha um lugar tranqüilo para ficar sem fazer nada.
8 ? Pare um instante e aquiete sua mente.
9 ? Reconheça que Jesus está presente.
10 ? Louve a Deus por uma benção recebida.
11 ? Agradeça a Deus por sua família.
12 ? Procure cantar um louvor que um dia lhe fez bem.
13 ? Elimine a pressa de sua vida!! Seja implacável!!!
Voce é ou não é uma pessoa apressada? Usa o tempo em beneficio próprio ou vive escravizado pela tirania da urgência? Administra sua vida ou corre atrás do prejuízo o dia inteiro? Tem tempo para Deus e sua família ou nunca lhes dá atenção? Resolve os contratempos à medida que eles vão aparecendo ou se preocupa demais? Consegue tirar folga, viajar, visitar parentes, freqüentar retiros, comemorar as datas especiais com a família, sentar junto ao mar ou debaixo de uma árvore e contemplar as estrelas ou trabalha sem cessar? Quando está doente, a primeira coisa é detectar a enfermidade; mas se não se dispuser a tomar o remédio e mudar o modo de vida, de nada adianta. Quem pensa que vai durar para sempre é um tolo. Ponha limites em sua vida!!!
AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário: