sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A AFLIÇÃO DO HOMEM


“Apliquei o coração a esquadrinhar e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; este enfadonho trabalho impôs Deus aos filhos dos homens, para nele os afligir.” Eclesiastes 1:13
A insatisfação do sábio levou ele a uma busca insaciável de tudo que havia debaixo do sol. Salomão estava em busca de respostas do porquê do orgulho humano, da vaidade, da ambição, da grandeza, da riqueza, do poder, e etc... Há pessoas que passam a vida inteira buscando estes valôres. Houve um tempo, em que minha filha mais velha, estava querendo escolher a profissão dela, baseado no salário que iria ganhar depois de formada. Fico feliz que ela mudou de atitude. Estamos vivendo em mundo, onde as pessoas estão nesta busca desenfreada por poder e grandeza, por status e posição, e muitas vezes isso se torna uma obssessão. Com certeza Salomão foi um dos homens mais sábios que já viveu sobre a terra, e ele com toda a sua sabedoria, depois de esquadrinhar tudo que havia debaixo do sol, chegou a conclusão de que tudo isso é vaidade. O nosso texto de hoje é muito profundo, e revela uma sabedoria sem par, na maneira como foi colocado.
Cada dia que passa eu fico maravilhado com a grandeza do Deus que possuimos. Para o homem não se esquecer da sua identidade eterna, Deus deixou um espaço no coração dele, que so pode ser preenchido com o amor de Jesus. Quando Salomão fala que Deus impôs este enfadonho trabalho aos filhos dos homens, ele não está falando do trabalho cotidiano, mas do trabalho incansável do homem de buscar preencher este vazio, que so Cristo e o Seu amor pode preencher. Satanás sabe dessa busca do ser humano por suas origens eternas, e ele tenta preencher isso com bens materias, poder, grandeza, e dinheiro. As coisas deste mundo tem nos absorvido muito. Nossa visão da restauração eterna, está ficando ofuscada pelas coisas terrenais. E mesmo como filhos de Deus, com uma esperança tão gloriosa, estamos vivendo a vida aflingidos.
Talvez ao começar este Sábado você esteja com a sua alma aflita. Talvez você já esteja cansado desta luta de buscar, buscar, buscar, e nunca conseguir. Talvez, você nem queria muito, so o suficiente para viver; mas nesta busca desenfreada pelo básico da sobrevivência humana, você esqueceu de separar tempo para Deus, e por isso você está sendo aflingido. As vezes eu fico triste porque nós não cremos nas palavras de Jesus quando ele diz: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:31-33. É duro as vezes, ver o povo do Senhor penando pela sobrevivência, deixando de lado uma promessa tão maravilhosa, que promete suprir todas as nossas necessidades.
Salomão está certo. O Senhor em Sua misericórdia está nos aflingindo, para corrermos para os braços dEle em busca de segurança. O sábio com toda sua sabedoria não encontrou nada interessante debaixo do sol. E você? O que está procurando? O que tem encontrado? Olhe para Jesus o Sol da Justiça neste Sábado. Permita que Ele preencha este vazio que você tem na sua alma. Permita que Ele seja primeiro na sua vida, e você nunca mais sentirá falta de nada. E sabe porque? Porque Jesus foi, é, e será o todo da sua vida. Que Ele domine você agora e para sempre. AMÉM!
Pr. Dilson Bezerra

Nenhum comentário: