domingo, 31 de janeiro de 2010

ENSINANDO OS FILHOS


Já notaram que na sociedade moderna, os filhos tem sido uma das grandes molas propulsoras para o contínuo e acelerado progresso econômico. Na verdade, eles funcionam como se fossem os interessados diretos, mas são os Pais os principais gastões incentivados e impulsionados pelo marketing do consumo e pela ambição do possuir.
De um lado, os Pais se armam de uma responsabilidade tão grande perante os filhos e buscam conquistar patrimônios motivados em garantir-lhes algo que não tiveram. É velha a frase: “quero proporcionar aos meus filhos aquilo que não tive”. É verdade também que não raro, os Pais se excluem da necessidade ou da obrigação de dividir com seus filhos suas tomadas de decisões quando decidem por um novo investimento.
Por outro lado, os filhos não estão nem um pouco preocupados com as decisões que seus Pais vão tomando no dia a dia. E como poderiam estar se não foram convocados para tanto.
Lembre-se que cada um deve ser responsável pela própria sobrevivência. Naturalmente, seus filhos crescerão e buscarão alternativas de como prosseguir sua caminhada, independentemente de suas vontades e aspirações. Essa é a lei do livre arbítrio. E nesse caso o arbítrio pertence a cada um individualmente, inclusive o arbítrio de prosperar economicamente.
Aquilo que os Pais produziram ou conquistaram, é de sua propriedade, e é claro que um dia poderá reverter em beneficio de herança para os filhos. Não permita que seus filhos, se lastreiem sobre seu patrimônio, mesmo que aparenta um futuro garantido. Incentive-o a buscar suas próprias escolhas.
O retorno do esforço individual é muito mais significativo e saboroso, quando comparado ao presente por herança gratuita.
Na acepção da palavra, você não é “dono” de seu filho. Ele não lhe pertence, dado que não tem a representação de um bem patrimonial. Ele é muito mais do que isso. Ele é um ser humano que merece seu amor e carinho. Ele veio a você por seu espontâneo desejo. Portanto, seja grato, cuide dele, ajude-o com o saber. Seja um bom professor. Respeite e ensine-o a conquistar o seu próprio espaço e o seu próprio caminho.
Viva feliz e sorridente.
Gerson Ferrari

Nenhum comentário: