segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CONFIDENCIALIDADE



“Aquele que cobre uma ofensa promove amor,
mas quem a lança em rosto separa bons amigos.” (Provérbios 17:9)

Confidência é crítica para manter relações de confiança e amor.
Quantas vezes nós compartilhamos informação pessoal e privada sobre alguém? Depois eles descobrem que nós fizemos isso e eles ficam muito machucados. Como cristãos nós podemos ser danosos sem perceber, e até quando intencionamos o bem.
Às vezes nós contamos a outros informação privada que soubemos por meio de uma pessoa perdida com quem nós estávamos compartilhando nossa fé. Às vezes nós compartilhamos informação privada na forma de um pedido de oração para uma pessoa em dificuldade. Às vezes nós divulgamos informação privada sobre uma pessoa para quem nós oramos e que ganhou vitória numa área de pecado na vida dela. Se nós não temos cuidado podemos compartilhar detalhes privados até mesmo sobre uma outra pessoa na forma de um elogio.
Quando uma pessoa nos contar algo que é privado e pessoal, nós deveríamos considerar aquela informação uma confiança sagrada. Nós só deveríamos repetir aquela informação com a permissão da pessoa. A pessoa que nos conta coisas em particular nem sempre vai dizer primeiro “não conte para ninguém!” Porém, ele ou ela pode muito bem presumir que nós saberemos não compartilhar aquela informação.
Eu realmente acredito que muitos cristãos sofrem dentro deles por causa de uma confiança violada antes, e eles não sentem que podem confiar em qualquer um com seus problemas pessoais. Eles acabam sofrendo, lutando, e tropeçando... Sozinhos!
Considere estes outros versículos em Provérbios:
Provérbios 11:13 “O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre.”
Provérbios 20:19 “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios.”
Provérbios 25:9 “Pleiteia a tua causa diretamente com o teu próximo e não descubras o segredo de outrem;”
Muitas pessoas já foram machucadas por Cristãos bem intencionados que revelaram informação privada e pessoal. No futuro, vamos lembrar isso e preservar as coisas compartilhadas em privado como uma confiança guardada.

Nenhum comentário: